16 de dezembro de 2009

Sobre rabanadas

Eu me lembro da primeira vez que comi rabanada. Não era Natal, embora seja uma iguaria dessa época. Era uma quarta-feira qualquer, de um ano qualquer, na casa do meu avô. Não me lembro exatamente quantos anos eu tinha, mas deve ter sido em 1993 ou 1994. Nessa época, toda quarta-feira eu ia para a casa do meu avô paterno após a escola, em vez de ir para a casa da minha avó materna.

Nesta época ele tinha uma empregada chamada Palmira. Ela era de Santa Catarina, mas de família portuguesa. Na verdade não era empregada, não fazia limpeza, não cuidava da casa. Cuidava do meu avô, que já estava velhinho e passava o dia só, já que minha tia trabalhava e ele já era viúvo.

Em uma destas quartas-feiras eu devia estar um pouco agitado, ou com fome, ou aprontando alguma, ou pentelhando. Ou tudo ao mesmo tempo. Então a Palmira me fez rabanadas, coisa que eu nunca tinha comido, e achei deliciosas. Desde então, toda quarta-feira eu pedia rabanada. Às vezes não dava para fazer, porque não tinha sobrado pão no dia anterior, e ela só fica boa com pão de ontem.

Lembrei disso ao ouvir no rádio ontem, por acaso (foi por acaso mesmo, liguei o carro da minha mãe para manobrá-lo e o rádio ligou sozinho), que alguns restaurantes no Leblon estão fazendo o 2º Festival da Rabanada. Várias receitas diferentes, cada um criou a sua versão. Fiquei com vontade de ir para o Rio pela terceira vez este ano, mas dessa vez não vai dar.

Vou me contentar com a Rabanada da Palmira, cuja receita é a mais simples de todas, mas da qual eu me lembro mais ou menos até hoje. Não lembro das quantidades, mas quem tem um pouco de bom senso vai saber na hora.

  • Pão amanhecido (aka pão de ontem)
  • Ovos
  • Leite
  • Açúcar
  • Canela

Quebre os ovos e bata um pouco. Misture o leite. Embeba as fatias de pão na mistura e frite. Tire da frigideira e deixe escorrer o óleo, depois jogue na mistura de açúcar e canela. Pronto.

A Palmira? Trabalhou algum tempo com meu avô e depois voltou para Santa Catarina, para ficar com a família. Acho que desde então nunca mais comi rabanada.

5 comentários:

  1. Ah, nunca comi rabanada!! Por essas bandas não é tradição não! Mas parece ser gostoso, deu vontade! :o)

    ResponderExcluir
  2. eu adooooro rabanada! todo Natal minha avó faz pra mim... acho que as rabanadas da minha avó são boas como as da Palmira. Teve um ano que meu primo e eu passamos mal de tanto comer rabanada... hahaha mas mesmo assim, nçao enjoei.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Poxa! eu tb nunca comi rabanada...fiquei com água na boca! Tô quase me aventurando na cozinha pra matar o que tá me matando!
    =D

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca comi rabanada... Vou me aventurar na cozinha, mas acho que me falta bom senso.

    ResponderExcluir
  5. E a catarina Palmira chamava de rabanada mesmo? Na minha casa era "fatia dourada"

    ResponderExcluir