5 de maio de 2010

Dia 7 - Final ou reviravolta mais surpreendente - Ilha do Medo

Admiro aquelas pessoas que sacam os filmes logo nos primeiros minutos. Admiro mas não invejo. A mãe de um amigo meu é assim, descobriu que o Bruce Willis estava morto no começo de O Sexto Sentido. Nos primeiros 10 minutos, deduziu que a Nicole Kidman e os filhos é que eram os fantasmas em Os Outros. E aí, cadê a graça de ir ao cinema?

Teve um filme recente que me enganou direitinho: Ilha do Medo, do Scorcese. Cuidado com os spoilers a partir daqui.



No começo, você acha que os médicos estão encobrindo um assassinato. Depois, você começa a questionar os limites a que eles vão chegar para isso, inclusive fazendo o detetive parecer louco para interná-lo no hospital-prisão e tirar a credibilidade dele. Depois, parece que a história toda não passou de uma alucinação do detetive, traumatizado pela morte de sua mulher. Este teria sido o final fácil e decepcionante. Quando você menos espera, o médico revela que o detetive é um paciente desde sempre, que vive uma alucinação, e o filme todo é uma encenação que envolveu todos os funcionários do hospital para fazer o cara confrontar a realidade e sair do mundo que ele mesmo criou. Estavam tentando curá-lo.

Reviravoltas a parte, o filme já vale a pena ser visto pelas sequências de sonho. Acho que finalmente chegamos a um ponto nos efeitos especiais em que é possível fazer absolutamente qualquer coisa. Eu, que não sou fã de ficção científica, gosto de ver coisas incríveis acontecendo no cinema dentro de sonhos ou alucinações. Em uma dessas cenas, a mulher do detetive/paciente queima como uma tora de madeira com um realismo impressionante. Outra coisa que me chamou atenção, pela simplicidade e pelo efeito dramático, é uma cena em que a fumaça entra no cigarro, em vez de sair. Dá pra ver rapidamente no trailer.

2 comentários:

  1. eu não acredito que vc contou o fim do filme toni!!! hunf! hehe!

    feio! =P

    mas vou ver mesmo assim...

    =***

    ResponderExcluir
  2. Eu avisei que teria SPOILER!!!!!!!

    ResponderExcluir