30 de setembro de 2011

Doce gentileza


Se você tem caminhado por São Paulo ultimamente já deve ter se deparado com o que considero o maior gesto de gentileza que o proprietário de um certo imóvel pode fazer com a sua vizinhança, quiçá com o resto do mundo. Não estou falando de manter sua calçada bem cuidada, porque isso é obrigação. Gentileza não é obrigação, é simplesmente algo que a gente faz visando proporcionar algo legal aos outros.

Imagine andar no calor que tem feito neste começo de primavera. Ou talvez você não precise imaginar, pois sabe bem como é isso. Final de tarde já começou a ficar mais agradável, mas de vez em quando você sente o calor de um muro que ficou o dia todo quarando. Seu nariz coça por dentro por causa do ar seco, e você caminha com fones de ouvido, escutando, sei lá, Crash Test Dummies num volume alto o suficiente para o barulho do trânsito não te incomodar. E olhando para baixo, porque você usa óculos de grau então não tem óculos escuros para te proteger do sol.

Passa por calçadas quebradas, bitucas pisadas, sacos de lixo aguardando coleta, e de repente você percebe um pedaço de calçada coberto de sombra, todo manchado de um preto avermelhado, como se pequenas gotas de sangue tivessem chovido num raio de uns 2 metros. Não se assuste. Olhe para cima e verá o exemplo de gentileza a que me referi acima: uma amoreira, plantada no jardim da frente de uma casa, cujos galhos oferecem gratuita e generosamente os pequenos frutos a quem passa. Segue um manual de etiqueta e senso comum para estas situações.

1. Dos galhos que estão do lado de fora do muro, cerca, grade, portão ou algo que o valha, pode pegar. O que está dentro é do dono da casa.
2. Não seja fominha. Pegue uma, duas, três. É um regalo, não é um banquete. (criança pode)
3. Pegue só as pretinhas. Deixe as vermelhas e as verdinhas para quem passar por lá daqui a alguns dias.
4. Se você for uma pessoa alta, dê preferência para as amoras mais inalcançáveis. Assim os baixinhos também têm chance.  (aliás, ofereça ajuda se vir um baixinho tentando de tudo para puxar um galho para baixo)
5. Não é porque aquela amora do chão está inteirinha que você pode comer. Deixe para os passarinhos e formigas. Eu nem precisava dizer isso, certo?
6. Não quebre um galho para levar pra casa. Já vi gente fazendo isso. Na boa. PQP
7. Cuidado com as roupas. As brancas atraem. Não sai de jeito nenhum.

Se você quiser investir na gentileza para com os transeuntes de seu logradouro, plante uma amoreira na beira do seu terreno. Leva uns 2 anos para produzir, dá frutos de setembro a dezembro dependendo da variedade, e não precisa de muitos cuidados.

Amoreira

3 comentários:

  1. Adorei o post porque:
    .adoro andar, mas detesto sol, então
    .adoro sombra de árvores e se elas forem frutíferas, melhor ainda.
    .adoro amoras. Gosto muito, muito, muito e nunca como o quanto eu quero.
    .adoro gentilezas jogadas assim, pra quem quiser pegar e
    .adoro quando você reaparece pra postar.

    ;**

    ResponderExcluir
  2. Poxa Toni, quanto tempo sem um post e agora essa lindeza!

    "Gentileza não é obrigação, é simplesmente algo que a gente faz visando proporcionar algo legal aos outros." Vou guardar essa frase pra sempre :)

    Beijos e volte mais vezes!

    ResponderExcluir
  3. Hey, obrigado pelos comentários. Vou tentar postar com mais frequência. Ultimamente tenho trabalhado muito e dormido de menos, então quando tenho tempo acabo indo pra cama em vez do computador. Mas essa semana que deu uma inquietação e o resultado foi isso.
    A Joyce também comentou, mas o Intense Debate deu pau e eu decidi tirar, então o comentário dela se perdeu... Mas obrigado mesmo assim!

    ResponderExcluir