26 de julho de 2009

Toni's (in)finite filmlist - Parte 1

Em 2003 eu fiz uma lista de filmes que eu queria ver em DVD. É uma tira de papel de 297 x 71mm com títulos manuscritos na frente e no verso (ok, no verso só tem um). A maioria destes filmes eu nunca tinha visto; uma minoria eu queria apenas rever porque não me lembrava muito ou porque fazia sentido rever, considerando outros filmes que estavam na lista.

Esta lista é um ótimo exemplo de como eu não termino certas coisas que começo. A idéia era que fosse uma lista infinita, em que eu riscasse um item e logo acrescentasse outro filme que eu queria ver. O que aconteceu foi o seguinte: ela ficou no meu quarto pregada em meu quadro magnético pelos últimos 6 anos e eu não vi a maioria dos filmes. Tornou-se parte da paisagem e parei de dar atenção a ela, quando o objetivo era que ela fosse algo incômodo, como uma tarefa pendente que precisava ser resolvida com urgência.

Terei que dividir a lista em 3, senão não termino jamais de escrever este post. Vamos a ela.

Em ordem de registro, estes são os filmes que eu queria ver em 2003:

1. Encontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003. Dir. Sofia Coppola): VISTO. Era o primeiro filme da lista, e como tal provavelmente minha prioridade naquele momento. DVD comprado, assisti inúmeras vezes. É um dos meus filmes preferidos, daqueles que dá vontade de rever de vez em quando, ou pelo menos de deixar passando como trilha de fundo de uma noite online, insone.





[caption id="" align="aligncenter" width="483" caption="For a relaxing time"]For a relaxing time[/caption]

2. Pulp Fiction (1994. Dir. Quentin Tarantino): VISTO. Outra das minhas prioridades. Era um daqueles filmes que me faziam sentir um alien por nunca ter visto.


3. Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, 1998. Dir. Guy Ritchie): VISTO. Se bem me lembro, ao alugar este peguei junto o Snatch (2000). Gostei pra caramba dos dois, que marcaram o início do meu interesse por filmes britânicos de ação e gangsters (e séries, como Keen Eddie que era muito legal). Se tem o Jason Statham, tá valendo. Pena que o Guy Ritchie casou com a Madonna e ficou preguiçoso. Vamos ver se agora ele volta a trabalhar.


4. Garota com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, 2003. Dir. Peter Webber): VISTO. Entrou pra lista inicialmente por causa da Scarlett Johansson e porque a direção de arte conseguiu incrivelmente recriar um quadro do Vermeer. Este é o primeiro exemplo da minha falta de comprometimento com esta lista. Fui ver o filme só em 2006, em uma matéria optativa da faculdade.


Scarlett Johansson


5. 21 Gramas (21 Grams, 2003. Dir. Alejandro González Iñárritu): VISTO. Não sou super fã dos filmes do Iñarritu. Não sei porque. Vi Amores Perros e Babel também. Eu acho interessante a idéia de que um único evento influencia a vida de diversas pessoas, mas fazer isso toda vez é foda. E não gosto do Sean Penn. Acho que ele só se sai bem em papel exagerado.


6. Cidade dos Sonhos (Mulholland Dr., 2001. Dir. David Lynch): NÃO VISTO. É um daqueles filmes que eu já tentei ver diversas vezes mas nunca deu certo (nessa conta só perde pro #25). Da última vez, aluguei porque precisava ver para a faculdade. Dormi no começo (era uma época difícil, trabalhando e estudando, e eu não aguentava fazer nada quando chegava em casa). Decidi copiar o filme pra ver depois, não vi, e mesmo assim deu tudo certo na prova.


7. Dogville (2003. Dir. Lars von Trier): VISTO. Esse eu tinha que ver. Não é todo mundo que gosta, mesmo entre os cinéfilos do circuito de arte: "Cinema não é só o suporte, isso aí é teatro em 35mm", já ouvi. Discussões a parte, é um filme perturbador e provocador. E conheci pessoas bem interessantes por causa dele.


8. De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, 1999. Dir. Stanley Kubrick): NÃO VISTO. Não tenho nem o que dizer. Tenho um déficit tremendo na filmografia do Kubrick, e o ápice disso vocês verão mais pra frente, no #31.




[caption id="attachment_112" align="aligncenter" width="210" caption=""É comigo o problema?""]"É comigo o problema?"[/caption]


9. Cold Mountain (2003. Dir. Anthony Minghella): NÃO VISTO. Ele passou pelo cinema em uma daquelas épocas em que você não consegue acompanhar o que tá estreando. Fiquei um tempão sem ir pro escurinho. E nunca gostei da Renée Zellweger (pura implicância).





[caption id="attachment_113" align="aligncenter" width="178" caption=""Nem ligo, tá?""]"Nem ligo, tá?"[/caption]

10. Boogie Nights (1997. Dir. Paul Thomas Anderson): NÃO VISTO. Depois que eu vi Magnólia eu fui atrás de ver os filmes do PT Anderson, entre eles o #19. E também dos filmes com o John C. Reilly, como o #16. Boogie Nights é um ítem óbvio desta lista, mas nunca consegui alugar, também não baixei, então não risquei o nome do filme.


11. Tróia (Troy, 2004. Dir. Wolfgang Petersen): VISTO. Acho que este filme entrou na lista logo depois de ter visto este trailer. Vi o filme, bacaninha e tal. Mas tá longe de ser legal como um 300, ou historicamente preciso como Alexandre.




[caption id="" align="aligncenter" width="264" caption="Como assim, não é "historicamente preciso"? Aquiles era muito macho!"][/caption]


12. Adaptação. (Adaptation., 2002. Dir. Spike Jonze): NÃO VISTO. Eu vi metade, então não conta. A primeira vez que ouvi falar do Spike Jonze foi quando vi este clipe. Do caralho, colocar o Christopher Walken, o Cavaleiro Sem-cabeça, pra dançar e voar num saguão de hotel. Depois vi Quero Ser John Malkovich, e também WOW. Então, uma nova parceria do Spike com o Charlie Kaufman tinha que dar em coisa boa. Bom, deve ter dado.





[caption id="" align="aligncenter" width="300" caption="Quer dançar?"]Quer dançar?[/caption]

Um comentário:

  1. eu tenho alguns destes DVDs, se vc ainda tiver alguma vontade de 2003... heheh

    ResponderExcluir