4 de março de 2009

Os franceses têm nome para um calor assim

No final de junho de 2006, quando cheguei a Bordeaux para fazer um curso de francês de 4 semanas, percebi que meti os pés pelas mãos quando comprei um casaco.

Ainda bem que não foi um casaco caro.

Obviamente eu sabia o que era verão no hemisfério norte, mas como a cidade fica no paralelo 44 (bem mais longe do equador do que o paralelo 23, onde está São Paulo), pensei que o verão fosse agradável e que à noite até precisasse, de vez em quando, de um casaco.

O que eu não sabia é que, no verão, eles têm uma tal de canicule.

O nome vem do latin canicula, que significa pequeno cão. Refere-se à estrela Sirius, ou a alfa da constelação Cão Maior. Durante o período de 24 de julho a 24 de agosto, esta estrela nasce e se põe junto com o Sol. Coincidentemente, eram os dias mais quentes do ano. Por isso, os astrônomos antigos concluiram que esta estrela tinha o poder de tornar o sol mais quente.

Hoje sabemos que isso não tem nada a ver, mas o nome continua se referindo ao período mais quente do verão europeu, que não está necessariamente compreendido entre os dois dias 24. Logo no começo de julho o calor já estava insuportável, daqueles de fazer minha água gelada chegar na escola quente (morna mesmo) depois de 10 minutos andando.

Não existe, portanto, uma definição oficial para canicule, mas considera-se que está ocorrendo quando a temperatura fica acima de 20ºC à noite e atinge ou passa os 35ºC durante o dia.

Parece aqui, estes dias. Amanhã a máxima é de 34ºC e a mínima é de 21ºC.

Lá na França morre gente durante a canicule. Está no jornal todos os dias. Idosos, operários de obras, moradores de rua. O principal problema é a desidratação, mas a insolação também é um problema. Aqui no Brasil, não li nada sobre isso.

Fica a pergunta: será que não morre ninguém, ou será que morrer idoso, operário e morador de rua não é notícia?

2 comentários:

  1. Morrer morrem, mas não é feito um levantamento informando que a pessoa morreu de hipertermia.

    ResponderExcluir
  2. flavitavalsani3/11/2009 2:17 PM

    Acho q é justamente por sermos um país tropical que as pessoas não comentam de morte por calor, só quando é de frio mesmo. Pelo menos só me lembro de notícias relacionadas à hipotermia ;o)

    ResponderExcluir