6 de março de 2009

Top 5 empregos que eu teria por um dia

Independentemente de se estar satisfeito ou de saco cheio insatisfeito com o seu emprego, acho que todo mundo pensa vez ou outra como seria legal ter um trabalho diferente. Pode nem ser um trabalho pela vida inteira; pode ser um daqueles trabalhos só de brincadeira, que você sabe que não servem para você mas que queria experimentar mesmo assim, só por diversão.

Fiz uma lista com 5 empregos que eu gostaria de experimentar por um dia. Só pra ver como é.



5 - Funcionário de locadora de filmes



Além de ser relações-públicas eu faço faculdade de Cinema, então os empregos que envolvem a sétima arte naturalmente me atraem. Fácil que eu trabalharia num set de filmagem, provavelmente no departamento de som - e aproveitaria as horas vagas pra escutar conversas alheias com o boom, ou mesmo com o lapela que as pessoas esquecem que estão usando. Mas enquanto a oportunidade não aparece, às vezes eu penso que um emprego numa locadora seria um bom passatempo. Uma pessoa me pedir indicação de filme faria meu dia. Sentiria que poderia mudar o mundo -- um filme por vez. Mas o salário não deve ser lá essas coisas, e as longas horas em pé me desanimam.

4 - Degustador de cerveja



Já imaginou seu emprego exigir que você beba cerveja todos os dias para garantir a qualidade do produto? E, com a desculpa de fazer benchmarking, provar das melhores cervejas do mundo - sem pagar, é claro? Eu adoraria passar um dia na pele de um cara assim. Mas só um dia. Se você bebe cerveja a trabalho, o que você vai querer beber quando estiver no bar jogando truco? Isso estragaria tudo. Na verdade, só quero se for um dia bom, daqueles em que rola uma La Trappe ou, pra ficar por aqui, uma Baden Baden. Deve ser um saco provar a sua cerveja e perceber que o mestre errou a mão e ficou uma bosta. Pior ainda, imagina ser degustador de Nova Schin.

3 - Barman de pub



Essa é uma profissão meio romantizada, por tudo o que a gente vê nos filmes. É um misto de psicanalista com especialista em bebidas, e sem ter a obrigação de provar o que faz (aliás, espera-se que não prove) pode beber o que quiser nas horas vagas sem ficar pensando em trabalho. O ambiente de trabalho também agrada. Além da chance de se dar bem, quem sabe. Mas pensar em ter que aturar gente bêbada que fica enchendo o saco e ter que fazer tudo muito rápido em dias de casa cheia, talvez não seja pra mim. Sem contar que sou meio descoordenado então não poderia fazer firulas com as garrafas. Mas toparia fazer um test drive, um diazinho só.

2 - Projecionista de cinema



Muuuuito interessante também, especialmente pra mim, pelos mesmos motivos da #5. Ver os filmes antes de todo mundo, sem pagar, deve ser muito legal. E de um lugar privilegiado, ainda por cima. A primeira vez que pensei nisso foi quando vi Cinema Paradiso, mas naquela época não me ocorreram as desvantagens que isso pode trazer. Pra começar, a falta de vida social cinematográfica.
-Amor, vamo no cinema?

-O que você quer ver?

-Noivas em Guerra.

-Já vi.

-Operação Valquíria.

-Já vi.

-Benjamin Button.

-Já vi.

-O que você não viu?

-Aquele brasileiro.

-Ah, mas brasileiro eu não quero.

Outra desvantagem é trabalhar em um Cinemark ou algo assim. Ok ver Perdido pra Cachorro uma vez. Mas porra, ver todo dia é foda. Tem filmes que eu veria um milhão de vezes com prazer, mas tem coisas que não descem.

1 - Agente da CET




Mas acho que nenhuma profissão me daria satisfação mais imediata do que ser agente da CET. Se você é daquelas pessoas que se irritam com motoristas idiotas você entende o que quero dizer. Todos os dias eu vejo uma fila de carros parados em local proibido, um monte de ônibus fechando cruzamento, pedestre atravessando a rua embaixo da passarela (gosto de chamar de doador de órgãos). Claro que deve ter um monte de desvantagens, tipo gerenciar problemas de trânsito sob chuva ou debaixo de um sol como o que está fazendo esses dias. Mas poder passar uma multa em alguém deve ser uma delícia.

Acho que o negócio é ter um emprego diferente a cada dia. #comofas

Que emprego vocês gostariam de ter por um dia?

EDIT: Neil Gaiman também postou no blog hoje um emprego que ele gostaria de ter, se não fosse escritor. Eu também colocaria na lista.

2 comentários:

  1. flaviovalsani3/08/2009 8:19 PM

    Taí uma grande idéia... Se é só por um dia, mesmo, eu gostaria de ser Senador da República. Aliás, alguns o foram, até por menos tempo... Mas com direito ao jeton desse dia, claro... :-)

    ResponderExcluir
  2. flavitavalsani3/11/2009 2:27 PM

    Olha eu gostei da idéia da locadora. Minhas outras opções:

    1. fábrica de chocolate: não preciso explicar né?
    2. padaria: experimentar uma delícia por dia, saindo do forno?
    3. papelaria: já pensou? testar um milhão de canetinhas em um milhão de papéis?
    4. laboratório fotográfico: vc pode acompanhar um milhão de história pela revelação das imagens.

    =)

    ResponderExcluir