25 de agosto de 2009

Toni's (in)finite filmlist - Parte 3

(Leia também a Parte 1 e a Parte 2)

Já sei. Vocês estavam pensando que a série sobre a minha lista de filmes não vistos era mais uma daquelas coisas que eu começo a fazer e não termino.

Enganei vocês.

Porque agora estou fazendo coaching e tenho metas pra minha vida, e cumpro elas. Aham.

Então, estes são os últimos filmes daquela lista que eu comecei a fazer em 2003 (certeza que não foi antes?) e.

#25 Segundas Intenções (Cruel Intentions, 1999. Dir. Roger Kumble): NÃO VISTO. Tentei ver este filme inúmeras vezes, a primeira delas em 2000, mas nunca consegui. Algo sempre me impedia, como a minha carona precisar ir embora, ou eu simplesmente perder o começo do filme porque dormi. E quando eu perco o começo do filme eu não quero ver o resto. Então nunca vi. Também não sinto falta, really. A única pessoa que eu conheço que acha esse filme bom é o @rogerpike, então...

#26 Aos Treze (Thirteen, 2003. Dir. Catherine Hardwicke): VISTO. Eu era fã da Evan Rachel Wood desde Once and Again. Aí ela fez esse filme sobre adolescentes desajustadas, uma versão mais light de Hell ou de 100 Escovadas Antes de Ir Para Cama. Ia ser legal vê-la como a adolescente não tão certinha de O&A (se bem que na última temporada ela degringolou, teve até um caso lésbico o.O). E foi legal mesmo, gostei do filme.

#27 Encantadora de Baleias (Whale Rider, 2002. Dir. Niki Caro): VISTO. Crianças overachievers sempre me fascinaram. Anna Paquin sou fã até hoje, aquela menina que aos 11 anos ganhou Oscar em O Piano (talvez o fato de eu ser fã dela tenha a ver com o fato de ser ela quem diz "let's deflower the kid" em Quase Famosos. Ou talvez sejam as duas coisas). A Keisha Castle-Hughes podia ter seguido o mesmo caminho, foi indicada ao Oscar por este filme e foi isso que me deixou curioso pra assistir. Mas sei lá, depois ela decidiu que brincar de Jamie-Lynn Spears era mais importante do que continuar sendo atriz. Cada um cada um, mas achei uma pena.

#28 O Declínio do Império American (Le Déclin de l'Empire Américain, 1986. Dir. Denys Arcand): VISTO. O incentivo pra ver esse filme veio da minha tia. Tinha acabado de sair a sequência, que é o filme #29, e ela não parava de falar nele. Então fui atrás. Claro que só tinha pra alugar na 2001. Gostei do filme, e gostei ainda mais porque me ajudou a treinar o francês que eu estava começando a aprender. O engraçado é que o filme é canadense, então o francês é de Quebec, mas eu entendi melhor do que o francês falado pelas canadenses que encontrei esses dias.

#29 Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbares, 2003. Dir. Denys Arcand): NÃO VISTO. Pra vocês verem o grau de falta de comprometimento que tive com esta lista: assisti o primeiro filme da série só pra poder ver o segundo, mas não assisti o segundo. Enfim, ainda está pendente, quero ver faz tempo, um dia eu vejo, ou não, sei lá. Próximo, por favor.

#30 Cujo (1983. Dir. Lewis Teague): NÃO VISTO. Este entrou na lista só porque é um dos clássicos de terror, um dos clássicos de suspense trash, um dos clássicos dos filmes baseados em obras do Stephen King. Só por isso, mesmo. Juro. Um São Bernardo que contrai raiva e bota pra quebrar numa cidadezinha. Clássico.

#31 O Iluminado (The Shining, 1980. Dir. Stanley Kubrick): VISTO. Mas se tem algum que é clássico mesmo, entre os filmes baseados em obras do Stephen King, é este aqui. O Iluminado, marco na carreira do Kubrick, marco na carreira do Jack Nicholson. O Jack realmente dá medo neste filme, mesmo quando ele não está tentando. Aliás, o Jack Nicholson era um forte candidato a Heath Ledger, vai dizer. Ah, só pra constar, também demorei pra ver esse filme. Quase não dá tempo de contar que vi. Foi esse mês. Dia 9 de agosto. Eis a prova.

#32 A Insustentável Leveza do Ser (The Unbearable Lightness of Being, 1988. Dir. Philip Kaufman): NÃO VISTO. É um daqueles títulos clássicos de jogo de mímica, então *senti* que tinha que ver o tal do filme. Mas inventei que tinha que ler o livro antes de ver o filme. Comprei no Submarino, entregaram no dia seguinte e li em pouco tempo. Gostei, não mudou minha vida mas me fez pensar em muitas coisas, desenvolvi até uma teoria. Mas pergunta se eu vi o filme depois?

#33 Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal (Midnight in the Garden of Good and Evil, 1997. Dir. Clint Eastwood): NÃO VISTO. Outro filme com título clássico dos jogos de mímica. Vai tentar explicar esse título só com gestos. Vai levar um tempão, a não ser que você já esteja jogando mímica extreme como eu e meus amigos (um dia escrevo sobre isso).

#34 Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003. Dir. Clint Eastwood): VISTO. Existem 3 atores de Hollywood que eu não gosto. Não tem nenhum motivo específico, apenas não gosto, não vou com a cara, não acho bons. São eles: Sean Penn, Kevin Bacon e Tim Robbins. Então, por que de todos os filmes dessa lista, eu escolhi justamente este para assistir e não outro que me interessasse mais? Não sei. (Sei que por aí tem muita gente que gosta do Sean Penn, especialmente depois de I Am Sam e Milk. Então, me digam: ele só se sai bem em papéis afetados ou ele sabe fazer personagens normais também? E se vier me dizer "Ah, mas ele ganhou 2 Oscar, sabe onde vou sugerir que você armazene a estatueta, né?)

BTW, que título WTF.

#35 Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons, 1988. Dir. Stephen Frears): NÃO VISTO. Dizem que o #25 é baseado neste. Não sei. Nem poderia saber, não vi nenhum dos dois. O que eu me lembro é que este era o nome de uma comunidade que criei no orkut pra um jogo que funcionava assim: pegue 2 atores e tente criar ligações entre eles, considerando outros atores com quem contracenaram. Por exemplo: Anna Paquin e Michelle Pfeiffer. Anna Paquin fez X-Men com Alan Cumming, que fez Aniversário de Casamento com Kevin Kline, que fez Sonho de Uma Noite de Verão com a Michelle Pfeiffer. Quanto menor o caminho, mais pontos. Se passar pelo filme Ligações Perigosas perde ponto, porque tem simplesmente muitos atores bons. E se passar pelo Kevin Bacon ganha ponto, porque todo mundo tá ligado a ele com no máximo 6 graus de separação, como vocês sabem.

#36 As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville, 2003. Dir. Sylvain Chomet): VISTO. Adoro animações (aliás mais ainda depois que tive aula disso na faculdade) e quando vi o trailer desta aqui achei a coisa mais linda. Perdeu o Oscar para Procurando Nemo, que é lindo, mas você já não está cansado de animações em computação gráfica? (Aliás, a Disney também, e o próximo vai ser desenhado à mão!)

#37 Trainspotting (1996. Dir. Danny Boyle): VISTO. Este é outro que eu vi há pouco tempo, embora não seja apenas uma questão de semanas como o #31. Aliás, se dependesse de mim acho que acabaria não vendo. Mas foi legal, lugar certo e hora certa. Vi na casa de um amigo em Aberdeen, Escócia, num domingo chuvoso depois de um dia bem cansativo. Tinha passado a semana anterior conhecendo Edimburgo, então foi bacana ver um lado da cidade que eu não conheci - aquele onde os turistas não vão, a não ser que estejam querendo comprar drogas.

Pronto, este é o fim da lista. Dá pra ver que fiz em 2003 - ao checar a lista do Oscar de 2004 vi vários filmes que citei aqui: Encontros e Desencontros, Sobre Meninos e Lobos, Cold Mountain, 21 Gramas, Encantadora de Baleias, Aos Treze, Invasões Bárbaras, Garota com Brinco de Pérola, As Bicicletas de Belleville e Big Fish.

Um comentário:

  1. segundas intenções tá no meu top 10 piores filmes do mundo [juro!], enquanto ligações perigosas é incrível. assista.

    que bom que terminou a lista :)

    ResponderExcluir